Semana 1: Antiguidade e Modernidade
Sugestão de filmes: Spartacus, Gladiador
Sugestão de jogo: Shadow of Rome
Impérios da antiga Europa, como Grécia e Roma, eram sustentados por guerras. Fome e escravidão eram situações comuns entre a maioria da população. Para amenizar e “anestesiar” a população de seus problemas cotidianos eram promovidos cada vez mais os chamados “grandes jogos”. Durante a realização destes, as guerras que estivessem ocorrendo ficavam suspensas. Aos jogos, somava-se redistribuição de alimentos; problemas “políticos” podiam ser resolvidos; e assim, a estabilidade dos impérios, garantida. Estas medidas de controle foram chamadas de “política do pão e circo”.
Na era moderna, o Barão de Cobertin recria os “grandes jogos” atribuindo-lhes valores “educacionais” e de união dos povos. Estes valores, reunidos na “filosofia do olimpismo”, utilizariam os jogos para a “formação de uma consciência pacifista, democrática, humanitária, cultural e ecológica por intermédio da prática esportiva”. Na verdade, voltou-se a utilizar estes jogos como “política do pão e circo”. Enquanto estes acontecem (na forma de campeonatos, regionais ou mundiais etc.) esquecemos de nossos problemas e de que nada mudará após algum atleta, time ou seleção ganhar ou perder uma disputa.
O investimento nestes eventos é alto: construções, patrocínio, programas ditos “sociais”, a propaganda que coloca o esporte como solução de problemas sociais. Com o dinheiro gasto para a realização destes eventos, poderíamos revolucionar os sistemas públicos de educação, saúde, transporte etc.. que têm pouquíssimo investimento.
Semana 2: Atualidade I – grandes jogos recentes
No Pan-Rio2007, a “agenda social” foi vulgarizada, tendo apenas alguns pontos (os menos importantes) cumpridos; o orçamento estourado, se gastando mais que 10 vezes o planejado. Na China2009, desde 2001 foram gastos 53 bilhões no evento e a maior parte dos problemas permanece. Na África do Sul2010, os problemas só aumentaram, com mais dívidas e xenofobia. Parte da população se sente orgulhosa em sediar estes eventos. É esta quem paga pelo evento, de diversas formas (impostos, pagamento de ingressos, voluntariado etc.) e que, de fato, ganha quase nada. Quem ganha é quem aplica esta política: governo e grandes empresas (patrocinadoras, de comunicação, de turismo etc.).
Semana 3: Atualidade II: grandes jogos por vir – 2011, 2013, 2014, 2016 (“investimentos necessários” x “legado social”)
No Brasil e no Rio de Janeiro, quais os problemas que estão sendo escondidos? O que está acontecendo para a realização das obras? Por que existem atrasos? O que está pronto? Por que precisamos destes eventos? Quem está sendo favorecido realmente?
Semana 4: Documentário da copa na Argentina
Avaliação 2º bimestre
Esta avaliação deve ser feita com suas próprias palavras, não será admitido como resposta a cópia de alguma fonte de informações. Será considerada incorreta a resposta que for cópia. Desenvolva um texto próprio, com objetividade e boa argumentação. Escreva de forma consistente e não qualquer coisa. Pesquise em livros, na internet, em filmes e documentários sobre o assunto para enriquecê-la!
1. Explique a “política do pão e circo”:
2. Demonstre como era antigamente, na Europa:
3. Demonstre como acontece hoje:
4. O que é o “legado social” (“herança social” ou “agenda social”) dos mega-eventos esportivos?
5. Explique por que a parte “social” destes legados dificilmente é realizada:
6. Na atualidade, quem paga os “grandes jogos” e quem ganha com eles, respectivamente?
7. Dê exemplos das formas que isto acontece em nosso cotidiano. Como somos afetados por isto?
8. Defenda um ponto de vista que seja positivo com relação aos grandes jogos no Brasil e no Rio:
9. Defenda um ponto de vista que seja negativo com relação aos grandes jogos no Brasil e no Rio:
10. Como podemos mudar a situação provocada pela política do pão e circo aqui no Brasil e no Rio? De que forma somos ou podemos ser responsáveis por estas mudanças?
Casou, mas não sarou
Há 4 anos
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