quarta-feira, 28 de abril de 2010

Teste de andar e correr em 12’ (Cooper)

Teste de andar e correr em 12’ (Cooper)

População alvo: apresenta uma ampla variedade de população, podendo ser aplicado em pessoas com baixo condicionamento físico e na maioria dos atletas. Em relação ao grupo etário é possível sua aplicação entre 10 e 70 anos para ambos os sexos.
Metodologia: o avaliado deverá correr e/ou caminhar sem interrupção durante 12 minutos, sendo registrada a distância total percorrida. A forma ideal de execução do teste, em termos de velocidade de deslocamento, será aquela onde o avaliado mantenha uma velocidade constante durante todo o teste. Quando da interrupção do mesmo, o avaliado deverá manter-se em deslocamento caminhando no sentido transversal ao do deslocamento. Com a distancia apurada, identificar na tabela a categoria de capacidade aeróbica de acordo com a idade e sexo do avaliado.

Categoria de capacidade aeróbica (idade de 13 a 19 anos)

I.muito fraca: H < 2090m / M < 1610
II.fraca: H 2090-2200m / M 1610-1900
III.média: H 2210-2510m / M 1910-2080
IV.boa: H 2520-2770m / M 2090-2300
V.excelente: H 2780-3000m / M 2310-2430
VI.superior: H > 3000m / M > 2430

(Fonte: MARINS, João Carlos Bouzas & GIANNICHI, Ronaldo César. Avaliação e prescrição de atividade física: guia prático. 2.ed. Rio de Janeiro: Shape, 1998.) p.123, 173, 174, 175

Alunos criativos e os educadores - Alfredo Castro Neto

Ser criativo é ser inovador, exploratório, aventuroso, impaciente, além de atraído pelo desconhecido.
O estudante com criatividade é menos ajustado em relação aos companheiros do que o aluno médio. Além de mais interessado em suas próprias idéias do que em popularidade e aceitação, ele tende a ser irônico em relação à obsessão de seus colegas com roupas, namoros e malhação.
Este aluno costuma procurar tarefas difíceis, que não raro combinam diversas áreas de conhecimento, e, frequentemente, pensa inconvenientemente e infringe as regras. Na verdade, o aluno criativo é, muitas vezes, desleixado e precipitado, mais atento a idéias do que à aparência e menos preocupado em merecer a aprovação do professor.
Sem dúvida, os educadores preferem as crianças e adolescentes de elevado Q.I. aos de alta criatividade, cujos interesses menos convencionais podem levá-los a explorar áreas que não se ajustam particularmente ao currículo.
Crianças criativas podem ser abertamente enérgicas, independentes, rebeldes e emocionalmente expressivas. Na verdade, essas características podem ser uma fonte de aborrecimentos para um professor atarefado, quem muitas vezes não consegue (ou sabe) apreciar plenamente as potencialidades dessas crianças.
Uma das características mais comuns do aluno criativo é sua tendência para fazer perguntas – que podem embaraçar e irritar o professor.
Para que haja educação criativa, é necessário que alunos e professores se encontrem como pessoas. O professor criativo tem o cuidado de não imprimir sua personalidade indevidamente no assunto, para evitar o risco de não mais falar diretamente aos alunos.
Em seu mais profundo sentido, ser criativo é realizar-se como pessoa.
Aluno e professor precisam ser salvos de um sistema que não mais educa, apenas processa multidões.

Fonte: jornal Extra de 20 de abril de 2008 – Revista Bem-viver, p.3.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Escolas em alerta contra as 'pulseiras do sexo'

Instituições buscam ajuda dos pais e apontam riscos para crianças e adolescentes
POR DIEGO BARRETO

Rio - Escolas do Rio estão fechando o cerco contra as ‘pulseiras do sexo’, versão bem mais maliciosa da antiga ‘salada mista’ — febre entre crianças e adolescentes. As instituições começaram a alertar os pais, que estão sendo convocados como aliados na ‘queda de braço’ contra o que consideram uma perigosa brincadeira. Circular de colégio alerta até para ataques de moradores de rua a meninas na saída da aula para que pratiquem com eles o ato identificado pela cor da pulseira. E, segundo a ONG Safernet, que atua na prevenção de crimes virtuais, o jogo, que já é praticado na Internet, atrai pedófilos, interessados em aliciar menores.

Cada pulseira tem um significado. Se o menino consegue arrebentá-la, a dona tem que pagar prenda | Foto: Paulo Araújo / Agência O DiaA brincadeira, ainda desconhecida por muitos pais, consiste em usar pulseiras de silicone de cores variadas, cada uma representando uma ação íntima, de simples abraços a posições sexuais. Cada vez que um colega consegue arrebentar uma pulseira, tem direito a consumar a ação correspondente ao que determina o adereço, já no pulso de crianças.

Em circular aos responsáveis, o Colégio Franco Brasileiro, em Laranjeiras, alerta para o problema. “Há ‘estranhos’ na rua que puxam essas pulseiras do braço das meninas, obrigando-as a praticarem com eles ações correspondentes aos ditos prêmios”, alerta um trecho do aviso, que está no site do colégio.

O sindicato das escolas particulares do Rio (Sinepe) orienta as unidades a buscarem diálogo com pais e alunos sobre o assunto. “Cada escola, de acordo com sua metodologia, deve conversar com pais e alunos”, conclui Victor Notrica, presidente do Sinepe. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, professores já abordam o tema nas salas de aula, dentro da ‘Orientação Sexual’.

PRÉ-ADOLESCENTES DOMINAM O CÓDIGO

Uma estudante do Colégio Pedro II de só 12 anos conhece as regras do jogo das pulseiras do sexo de olhos fechados: “A roxa significa beijo de língua, a azul significa sexo oral, a preta é transar mesmo”. Os amigos C.F., M.C. e D.G., 16, alunos do Ensino Médio da mesma unidade, também têm as pulseiras, mas dizem que, embora saibam o significado erótico, usam o acessório por acharem bonito. “Eu gosto das cores, acho que fica legal no braço. Ninguém nunca tentou arrancar uma pulseira minha. Isso vai muito da atitude de cada um”, diz M.C., com mais de 20 pulseiras, nas mais variadas cores.

Mas pré-adolescentes contam que a brincadeira é, sim, posta em prática. “Uma amiga minha teve que dar um beijo de língua. Quem usa sabe o que pode acontecer”, conta A.P., 12 anos, que também usa o adereço.
A dona de casa, Ana Cristina Rosário, 46, se assustou ao saber o significado das pulseirinhas no braço da filha. “Não imaginava o que representava. Estou chocada e vou conversar com minha filha para que ela não use mais”, alarmou-se.

Vendidas em lojas e camelôs, as pulseiras tem preço variando de R$ 0,10 a R$ 0,20 a unidade. “Vendo cerca de 500 pulseiras por dia. Nem sei direito o significado das cores, essa garotada de hoje está sabendo mais que a gente”, conta Elisabete Mero, 54, que entrou no mercado das pulseiras há duas semanas. “As mais procuradas são as de cor preta (sexo) e roxo (beijo de língua)”, revela.



PAIS NÃO DEVEM PROIBIR

O psicólogo Julio D’Amato, professor da UFF, acredita que proibir as crianças de usar a pulseira não é o melhor caminho. “O ideal é que os pais monitorem constantemente os filhos e conversem com eles sobre o que está envolvido no uso dessas pulseiras. Muitas vezes, a criança ou adolescente está usando por influência dos colegas, sem saber o quanto está se expondo. A proibição pode fazer com que o jovem use escondido dos pais”.

Risco fez jogo virar um caso de polícia

A modalidade virtual do jogo passou a ser usada por pedófilos para aliciar menores. O alerta é da ONG Safernet. Em seu formato online, o jogo é disseminado dentro de sites de relacionamento, em comunidades que tratam exclusivamente do assunto. No Orkut, são três, cada uma com mais de 100 mil membros, maioria criança e adolescente. Nos tópicos, usuários trocam mensagens dizendo que cor de pulseira gostariam de arrebentar no braço do outro.

“Recebemos denúncias de que pedófilos estão utilizando o jogo como canal de aliciamento. Eles trocam mensagens com menores para marcar encontros. Os pais precisam conversar com os filhos e estar sempre atentos”, afirma Rodrigo Nejm, diretor da Safernet. O psicólogo Julio D’Amato considera o jogo arriscado. “Expõe a criança a uma situação para a qual ela não está preparada. Esse código pode ser conhecido por indivíduos mais velhos, que serão atraídos pelas pulseiras”, alerta.

O ‘jogo das pulseiras’ surgiu em 2006 na Inglaterra, onde recebeu o nome de ‘snap’ (estouro, em inglês). Nos Estados Unidos, a moda foi banida após casos de coação sexual. A mania chegou ao Brasil no fim do ano passado e já virou caso de polícia em outros estados e cidades. Em Santa Catarina, alguns municípios aprovaram leis proibindo as ‘pulseiras do sexo’. O mesmo aconteceu em escolas de Minas Gerais e de São Paulo. No Rio, a febre das pulseiras ganhou força no início do ano e já tomou conta de unidades de ensino públicas e privadas.


http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/3/escolas_em_alerta_contra_as_pulseiras_do_sexo_71745.html

Quando você acaba de beber um refrigerante, especialmente de Cola

Prof. Dr. Carlos Alexandre Fett
Faculdade de Educação Física da UFMT
Mestrado da Nutrição da UFMT
Laboratório de Aptidão Física e Metabolismo - 3615 8836
Consultoria em Performance Humana e Estética

**O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UMA LATA DE REFRIGERANTE**

Primeiros 10 minutos:
10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente.
Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.

20 minutos:
O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina.
O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para este momento em particular).

40 minutos:
A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.

45 minutos:
O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína..)

50 minutos:
O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo.
As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas das OSTEOPOROSE.

60 minutos:
As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina.
Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam..
Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar.
Ficará irritadiço.
Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.

Pense nisso antes de beber refrigerantes.
Se não puder evitá-los, modere sua ingestão!
Prefira sucos naturais.
Seu corpo agradece!