Debateremos uma questão básica, de certa forma já superada, sobre cultura. Por isso, também, precisaremos entender o que é natureza.
O ser humano não é pronto. Ele muda. E está em constante mudança, e esta característica parece ser bem específica dele próprio. Outros seres que conhecemos não têm a capacidade de mudar que o ser humano possui. Os outros seres, dessa forma, continuariam a ser sempre o que são. Poderíamos dizer que tudo faz parte do que chamamos natureza, e que, o ser humano se distinguiria dos outros seres por agir culturalmente. Poderíamos acrescentar outras idéias, todas tendo em comum que o ser humano seja passível de modificação – ou seja, não está pronto de uma vez por todas. Ele é visto como uma criação de si próprio, mediante um trabalho específico, ligado à convivência social, à ação de uns sobre os outros (e reciprocamente). É nesse quadro que os antropólogos, mas não só eles, se especializaram na idéia de que a cultura é a dimensão característica do ser humano.
A cultura é a lente através da qual os seres humanos enxergam a realidade. Com isto, se quer dizer que há uma multiplicidade de formas de ver o mundo, dependendo da maneira como se foi ensinado a vê-lo e que isto na depende da cor da pele de uma pessoa, do lugar de onde nasceu ou do clima onde vive.
Esta multiplicidade que poderíamos chamar de multiplicidade cultural é proveniente da criatividade humana, que encontra soluções muito distintas para problemas bastante comuns à humanidade, tais como os de sobrevivência, como perceber a natureza, o tempo e o espaço.
A maneira como se percebe a natureza e se lhe atribui significados é também cultural. Dizendo de uma outra maneira, a natureza apenas existe a partir do olhar humano que olha para ela, classifica as espécies existentes, define quais são úteis ou não.
Esquema:
NATUREZA
- Sem intervenção humana
- Biológico
- Sem aprendizado
- Sem responsabilidade
- Sem vontade, instinto, automatismo, espontâneo
- Objeto
- Herança genética
CULTURA
- Com intervenção humana
- Social
- Com aprendizado
- Com responsabilidade
- Com vontade, razão, escolha
- Sujeito
- Modos de viver, herança social, criações e invenções
Casou, mas não sarou
Há 4 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário